quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A Matemática e o Número que você calça

Muitas vezes não entendemos os motivos de se estudar matemática ou quando vamos usar determinada parte do conteúdo e, por isso, nos questionamos: onde a matemática é realmente aplicada?
Inúmeros são os exemplos e situações onde podemos ver o emprego da matemática. Desde o momento em que acordamos até a hora de dormir, estamos sempre fazendo o uso dessa ciência. Quando, ao levantar pela manhã para ir à escola ou fazer qualquer atividade, dizemos “só mais cinco minutinhos”, intuitivamente estamos realizando cálculos matemáticos para averiguar se esses preciosos minutos de sono não ocasionarão um atraso. A tecnologia não estaria tão avançada sem o fantástico auxílio da matemática. Do mais simples ato até a mais sofisticada empregabilidade, a matemática está sempre presente em nosso cotidiano, basta que analisemos as situações que vivenciamos.
Por mais inimaginável que possa parecer, o número que você calça também está relacionado à matemática. Existe uma fórmula que relaciona o número que você calça e o tamanho do seu pé em centímetros.
Vejamos:
Onde,
S: é o número do sapato.
p: é o comprimento do pé em centímetros.
Assim, se seu pé medir 20 cm, o número do seu sapato será:




O que acham desse desafio? vamos calcular? 
Um Abraço da Profe Sandra

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Semana da Consciência Negra

Véspera de adentrarmos no dia da consciência Negra e tendo em vista os inúmeros trabalhos realizados durante esta semana em ambas escolas onde trabalho, notei a importância de trazer um relato sobre o assunto partindo de indagações que foram aparecendo no decorrer da semana, tais como: O que é Consciência Negra? porque um dia ou semana? Existe ainda o Pré-conceito? Xenofobia pode ser vista nos dias de hoje, em pleno ano de 2014? Livros didáticos, por que a História do Negro desaparece depois da abolição? o que aconteceu com os Negros depois deste período e porque não consta nos livros de história principalmente de nosso País? Os trabalhos realizados por todas as disciplinas durante o ano letivo tratam de maneira adequada a abordagem deste tema? Contudo, depois de muito refletir acredito que não seria necessária uma semana ou um dia de Consciência Negra, desde que existisse Consciência Humana, e muito estudo principalmente dentro da disciplina de história que tratasse de maneira justa sua trajetória tal qual se deu de fato na construção cultural de nosso País. O professor é o construtor do conhecimento, formador de opinião, e sua formação é de suma importância, oportunizar momentos de formação e debate acerca desse assunto é imprescindível, nos encontros que foram planejados para esta semana percebi que juntando cada conceito que professores de disciplinas variadas defendem é possível construir para um futuro não distante um Mundo mais igualitário e justo. 
Um forte abraço da Professora Sandra e até a próxima

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

RACHA CUCA

Bom dia colegas e alunos, hoje iniciei uma sequencia de jogos cognitivos que auxiliam o raciocínio lógico de maneira lúdica, ao entrarem no site encontrarão vários jogos separados por área de desenvolvimento, o que estou utilizando com os alunos da Sala de Recursos Multifuncional é: ícone Lógica>Amigas na escola; ícone Raciocínio>Robox; Palavras> Jogo da Forca; Passatempo>Majong que é um dominó Chinês que particularmente acho difícil algum aluno não curtir. Os alunos estão adorando!!! Deixo aqui minha dica de hoje um abraço da Professora Sandra e até a próxima!!http://rachacuca.com.br/

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Dividindo com Números Naturais

Para a aula da Sala de recursos de Hoje disponibilizo uma sugestão interessante, de um canal do site youtube onde o professor José Fernando Grings disponibiliza excelentes aulas de divisão de números naturais, em um de seus vídeos. Todos nós sabemos que os alunos dos tempos de hoje não se prendem muito a uma aula com somente quadro professor e giz, sendo necessário utilizarmos os mais variados recursos inclusive os midiáticos para nos fazer entender por nossos educandos, então fica a dica...
Um forte abraço da Profe Sandra e até a próxima!

Camaleão e o óculos

Na aula de Hoje a professora de Ciências deu uma excelente aula falando sobre os Répteis, falou sobre sua anatomia, suas características, do que eles se alimentam, onde vivem e seus mecanismos de defesa e trouxe também uma sugestão de contextualização de sua aula, solicitando para quem tivesse maior interesse assistisse a este vídeo encontrado no site Youtube, trata-se de um vídeo excelente onde minha aluna Autista demonstrou bastante interesse pelo réptil, para professores que trabalham com alunos com NEE é uma boa dica. Um Abraço Sandra!!

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Macetes de Multiplicação

Bom Dia Amigos!
Trouxe hoje para vocês duas técnicas de multiplicação que julgo ser muitíssimo interessantes.




Segue em anexo uma maneira muito legal de carregar a tabuada sempre nas mãos!!!! Ensinei aos alunos e eles adoraram, Lembrando que serve apenas para a tabuada do 8 e do 9. Tente fazer!! aposto que vai curtir ;) Abraço do BLOGANDONAESCOLA

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Entrevista sobre TDAH

Entrevista interessantíssima com Dr. Daniel Segenreich, falando sobre TDAH, indico a colegas, alunos, pais e professores!
 Um abraço da Professora Sandra!

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

O QUE É INCLUSÃO?

O que é Inclusão Escolar?

É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção. É para o estudante com deficiência física, para os que têm comprometimento mental, para os superdotados, para todas as minorias e para a criança que é discriminada por qualquer outro motivo.
Costumo dizer que estar junto é se aglomerar no cinema, no ônibus e até na sala de aula com pessoas que não conhecemos. Já inclusão é estar com, é interagir com o outro. A escola tem que ser o reflexo da vida do lado de fora. O grande ganho, para todos, é viver a experiência da diferença. Se os estudantes não passam por isso na infância, mais tarde terão muita dificuldade de vencer os preconceitos. A inclusão possibilita aos que são discriminados pela deficiência, pela classe social ou pela cor que, por direito, ocupem o seu espaço na sociedade. Se isso não ocorrer, essas pessoas serão sempre dependentes e terão uma vida cidadã pela metade. Você não pode ter um lugar no mundo sem considerar o do outro, valorizando o que ele é e o que ele pode ser. Além disso, para nós, professores, o maior ganho está em garantir a todos o direito à educação. Um bom projeto pedagógico, que começa pela reflexão. Diferentemente do que muitos possam pensar, inclusão é mais do que ter rampas e banheiros adaptados. A equipe da escola inclusiva deve discutir o motivo de tanta repetência e indisciplina, de os professores não darem conta do recado e de os pais não participarem. Um bom projeto valoriza a cultura, a história e as experiências anteriores da turma. Atualmente, muitas escolas diversificam o programa, mas esperam que no fim das contas todos tenham os mesmos resultados. Os alunos precisam de liberdade para aprender do seu modo, de acordo com as suas condições. E isso vale para os estudantes com deficiência ou não. Estamos caminhando devagar. O maior problema é que as redes de ensino e as escolas não cumprem a lei. A nossa Constituição garante desde 1988 o acesso de todos ao Ensino Fundamental, sendo que alunos com necessidades especiais devem receber atendimento especializado preferencialmente na escola , que não substitui o ensino regular. 

TORRE DE HANÓI



Segue em anexo um vídeo muito interessante sobre um desafio lançado aos alunos da sala de recursos multifuncional, no atual momento, apenas uma  aluna concluiu o desafio do jogo torre de Hanói, onde o principal objetivo é transferir a pilha de rodelas para o lado oposto, desde que movimente-se uma peça por vez e jamais deixando uma peça maior sobre uma menor, existe um número mínimo de movimentos, mas a princípio nosso principal desafio é apenas transferir a pilha de rodelas de madeira para o lado o posto dos pinos. Um Abraço da Profe Sandra!!

DESAFIO PALAVRAS CRUZADAS

As Palavras Cruzadas são um passatempo muito comum em jornais e revistas e, por isso, também fazem sucesso na internet. O objetivo é encontrar todas as palavras usando as dicas disponíveis. Conforme algumas palavra são preenchidas, algumas letras de outras palavras automaticamente aparecem, o que facilita bastante a resolução. A dificuldade da palavra cruzada varia de acordo com o formato e a quantidade de palavras. Quanto menos as palavras se cruzam e mais palavras o jogo tem, é maior a possibilidade do jogo ser mais difícil. Além disso, o grau de dificuldade varia de acordo com o tema da palavra cruzada, então, se você estiver aprendendo a jogar, escolha um tema que você goste e tenha conhecimento. 
Segue em anexo um link para quem esta disposto a encarar este desafio que ensina:
http://rachacuca.com.br/palavraPalavras Cruzadass/palavras-cruzadas/


Um abraço da Profe Sandra


quinta-feira, 9 de outubro de 2014

POR QUE O BLOGANDO NA ESCOLA E

O objetivo ao criar este blog foi de estabelecer um meio de comunicação entre professores e alunos, relatar dificuldades e avanços, prestar apoio aos professores de ensino comum referentes as dificuldades  encontradas no processo de inclusão, registrar por meio de fotografia ou filmagens evoluções e desafios, abrir espaços para os alunos comunicarem-se, postagens de sites, jogos e atividades on-line que podem auxiliar nesse processo. Criação de um espaço interativo onde os alunos possam inserir relatos, poemas, textos por eles produzidos no dia a dia da sala de recursos multifuncional.